Reprodução Humana

Congelamento de Óvulos

Congelamento de óvulos com médica especialista em São Paulo

Conheça como funciona o congelamento de óvulos e suas indicações

Para que as mulheres possam entender melhor a importância do congelamento de óvulos, a Dra. Paula Vieira sempre ressalta que é fundamental ter a consciência de que a mulher já nasce com os óvulos que vai utilizar durante toda sua vida e que a reserva ovariana decresce ao longo dos anos.

Quando nascem, as mulheres possuem em torno de 2 milhões de óvulos, que caem para cerca de 300 a 500 mil, assim que elas atingem a primeira menstruação, também chamada de menarca. A partir dos 30 e 35 anos de idade, a queda fica cada vez mais acentuada e a fertilidade da mulher pode chegar a uma redução de até 75% após os 40 anos.

Por outro lado, a evolução da sociedade apresentou muitas mudanças na vida social das mulheres e na formação familiar. Em sua maioria, a atual geração de mulheres inicia a busca de realizações pessoais e profissionais entre os 20 e 35 anos, período que coincide com a idade fértil da mulher e isso pode resultar no adiamento da maternidade. Estima-se que um em cada cinco nascimentos são de mulheres que se tornaram mães acima dos 35 anos. Portanto, o procedimento de congelamento de óvulos se torna importantíssimo nos dias de hoje, já que permite a possibilidade de preservação da fertilidade nesta geração de mulheres.

O congelamento de óvulos ou também chamado de vitrificação de óvulos ou oócitos funciona de forma semelhante a estimulação da ovulação realizada no processo de fertilização in vitro. São utilizadas medicações, preferencialmente injetáveis, para estimular o crescimento dos folículos ovulatórios que, posteriormente, são aspirados via ultrassom transvaginal para a obtenção dos óvulos.

O tratamento dura em torno de 10 a 15 dias. Os óvulos capturados são avaliados e congelados e podem ser mantidos em laboratório por tempo indeterminado. Preconiza-se o congelamento de 15 a 20 óvulos, porém esta quantidade vai depender da idade e das condições clínicas de cada paciente.

É muito comum a dúvida sobre a idade ideal do congelamento de óvulos ou mesmo a idade máxima para o congelamento. No entanto, não há uma resposta definida, pois quanto antes for realizado o procedimento de congelamento de óvulos, em idades cada vez mais precoces, melhores as taxas de gravidez futura.

Vale destacar que o congelamento de óvulos não é uma garantia de gravidez. Trata-se de uma possibilidade de preservação da fertilidade. A utilização dos óvulos deve ser feita a partir da técnica de fertilização in vitro e as taxas de gravidez vão depender também da qualidade dos espermatozoides, dos embriões formados e das condições de saúde da paciente no momento do procedimento.

O custo do congelamento de óvulos é variável, de acordo com a clínica e o profissional selecionado, mas dependendo da idade na qual a paciente realizar o procedimento, este pode ser mais rentável do que a busca por um filho anos mais tarde, em idades mais avançadas. É importante salientar que a qualidade do laboratório escolhido para a manutenção dos óvulos também influencia nas taxas de sucesso do tratamento futuro.

A Doutora Paula fala um pouco mais sobre Congelamento de Óvulos no video a seguir.

Deseja saber mais?

Agende uma consulta com a Dra. Paula para maiores informações sobre quais são os tratamentos mais indicados para o seu caso, procedimentos e valores.

AGENDE SUA CONSULTA

Whatsapp Ginecologista e Obstetra - Dra. Paula Ferreiro Vieira