Congelamento de Sêmen
Tratamento de Congelamento de Sêmen em São Paulo
Conheça as indicações e a técnica de congelamento de sêmen
Mesmo que os homens possam ter filhos em uma idade mais avançada do que as mulheres, está comprovado que a produção e a qualidade dos espermatozoides começam a ficar comprometidas após os 50 anos e o congelamento ou criopreservação do sêmen também pode ser uma opção para os homens que desejam a paternidade tardia.
A fertilidade masculina, contudo, pode ser afetada não só pela longevidade, mas também por tratamentos oncológicos como radioterapia, quimioterapia e cirurgias.
A coleta do sêmen para congelamento é realizada através da masturbação, assim como é feito na coleta do espermograma. O homem deve apresentar 2 a 4 dias de abstinência sexual e, em algumas situações, mais de uma amostra pode ser necessária. Nos casos em que a coleta não é possível, o congelamento pode ser feito através de técnicas de punção direta dos espermatozoides no epidídimo e no testículo ou por meio de cirurgia guiada por microscopia.
O uso do sêmen congelado posteriormente para ter filhos pode ser feito através das técnicas de inseminação intrauterina ou fertilização in vitro, a depender da quantidade e da qualidade dos espermatozoides presentes na amostra congelada.
Assim como acontece com os óvulos, o sêmen pode ser mantido congelado por tempo indeterminado. A doação de sêmen no Brasil também é permitida desde que seja anônima. A aquisição do sêmen doado é feita através de bancos de armazenamento de sêmen.
Deseja saber mais?
Agende uma consulta com a Dra. Paula para maiores informações sobre quais são os tratamentos mais indicados para o seu caso, procedimentos e valores.