Ginecologia

Endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória, caracterizada pela presença do endométrio, a camada interna do útero, em outros locais como tubas uterinas, ovários, intestinos, ligamentos, bexiga, peritônio e até mesmo a camada muscular do útero. Particularmente, quando acomete os ovários ocorre a formação de cistos de conteúdo heterogêneo, que são chamados de endometriomas, e quando acomete a camada muscular do útero denomina-se adenomiose.

Essa patologia pode ser classificada como superficial, ovariana e profunda. Esta última ocorre quando existem lesões com profundidade maior do que 5 mm ou acometimento de outros órgãos. Os principais sintomas são: dor pélvica, principalmente no período menstrual, dor cíclica para evacuar e urinar e também dor na relação sexual. Algumas pacientes, contudo, podem ser assintomáticas.

A endometriose acomete até 10% das mulheres, mas tem uma incidência de 50% nas mulheres inférteis, o que reforça a sua associação com a infertilidade. Esta relação com a dificuldade de engravidar se dá pela formação de aderências que podem distorcer a anatomia pélvica e promover alterações na motilidade tubária, aumento na atividade inflamatória, alterações imunológicas que podem dificultar a implantação do embrião, além de alterações ovulatórias e na qualidade dos óvulos e embriões. 

O diagnóstico da endometriose é realizado pela ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, ressonância magnética e a videolaparoscopia. O marcador sérico Ca 125 pode ser utilizado como uma suspeita diagnóstica, mas deve estar sempre associado a um exame de imagem, pois pode estar aumentado em outras patologias.
 
O tratamento da endometriose pode ser cirúrgico ou medicamentoso, a depender dos sintomas e do grau da doença.

É fundamental uma avaliação de um especialista em Medicina Reprodutiva, em todas as pacientes em idade fértil que serão submetidas a cirurgia de endometriose, pois a cirurgia pode prejudicar a reserva ovariana e comprometer a fertilidade. O congelamento de óvulos ou de embriões prévios a estes procedimentos podem ser uma boa alternativa nesses casos.

A Doutora Paula explica tudo sobre Endometriose no video a seguir.

Deseja saber mais?

Agende uma consulta com a Dra. Paula para maiores informações sobre quais são os tratamentos mais indicados para o seu caso, procedimentos e valores.

AGENDE SUA CONSULTA

Whatsapp Ginecologista e Obstetra - Dra. Paula Ferreiro Vieira