Reprodução Humana

Infertilidade Masculina

Tratamento com Especialista em Infertilidade Masculina

Conheça as causas de infertilidade masculina, diagnóstico e tipos de tratamento

Mesmo que muitas pessoas possam ter uma falsa impressão de que o homem é menos acometido na Reprodução Humana, a infertilidade masculina representa 30% das causas de infertilidade entre os casais.

É importante ressaltar que a infertilidade masculina não tem associação com a virilidade do homem e deve ser investigada em todos os casais que procuram o serviço de Reprodução Assistida.

Os fatores que podem estar associados às causas de infertilidade masculina são: alterações anatômicas, doenças genéticas e sistêmicas, idade, uso de medicamentos, fatores ambientais como tabagismo, radiação ionizante, quimioterápicos, entre outros.
 
•    Alterações anatômicas: como a criptorquidia e as varicoceles. A criptorquidia é ausência da migração do testículo para a bolsa escrotal e pode comprometer a produção de espermatozoides, caso não seja tratada cirurgicamente na infância. As varicoceles, que consistem em dilatações das veias espermáticas, estão presentes em 15% da população masculina e a correção cirúrgica pode ser indicada nos casos avançados.
•    Idade: a idade no homem está menos relacionada a infertilidade do que acontece na mulher. Mas, sabe-se que a partir dos 50 anos, a produção de espermatozoides pode começar a diminuir, assim como os níveis hormonais de testosterona.
•    Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem alterar a produção de espermatozoides como antidepressivos, finasterida, anabolizantes e quimioterápicos.
•    Tabagismo: o cigarro pode alterar tanto a motilidade quanto a qualidade e quantidade dos espermatozoides.
•    Doenças genéticas: algumas doenças genéticas afetam a produção de espermatozoides como a Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Kallman, fibrose cística e microdeleções do cromossomo Y.   
•    Outros fatores:  cirurgias prévias, acidentes ou traumas abdominais e disfunções na ejaculação podem também apresentar alterações na produção dos espermatozoides.

A infertilidade nos homens é, em sua maioria, assintomática. Normalmente, ela é descoberta quando o casal apresenta dificuldade para engravidar ou através de exames de rotina, já que não existem sintomas ou sinais específicos de infertilidade masculina.

O principal exame diagnóstico da infertilidade em homens é o espermograma, que também é chamado de análise seminal completa. Geralmente, este é o primeiro teste de infertilidade masculina a ser solicitado. Contudo, outros exames laboratoriais ou de imagem podem ser necessários para o diagnóstico e a indicação do tratamento mais adequado para cada tipo de paciente.

Deseja saber mais?

Agende uma consulta com a Dra. Paula para maiores informações sobre quais são os tratamentos mais indicados para o seu caso, procedimentos e valores.

AGENDE SUA CONSULTA

Whatsapp Ginecologista e Obstetra - Dra. Paula Ferreiro Vieira