Endometriose
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do seu local habitual e pode estar associada à infertilidade.
Cada fase da vida da mulher é marcada por alterações hormonais, sensações e experiências diferentes. Na ginecologia, a Dra. Paula Vieira reconhece, respeita e cuida de cada uma destas fases.
Na adolescência, a mulher vive uma fase de muitas mudanças físicas e emocionais. Estar ao lado desta mulher, conhecer seu estilo de vida, sua saúde e seu comportamento auxiliam o ginecologista a informar sobre os melhores métodos contraceptivos e orientar a vida sexual com a prevenção de doenças ginecológicas mais frequentes nesta faixa etária.
Na idade adulta, a mulher passa por diversas fases na vida social como os estudos e o trabalho e precisa manter a saúde ginecológica com maior conforto e tranquilidade. Também é nesta idade que a mulher encontra-se na fase fértil da sua vida e irá decidir se deseja preservar a fertilidade para postergar a gravidez ou se irá viver a maternidade.
Na menopausa, a mulher enfrenta mudanças hormonais e emocionais e deve ser muito bem acompanhada para que passe por essas alterações da forma mais leve e tranquila possível, tendo em vista mudanças de estilo de vida e terapias alternativas e medicamentos que possam auxiliar nesta transição.
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do seu local habitual e pode estar associada à infertilidade.
Os miomas uterinos são tumores benignos que acometem as mulheres, principalmente entre 20 e 40 anos de idade.
Existem diversos métodos contraceptivos no mercado e a escolha do mais apropriado para cada perfil de mulher deve ser individualizada.
Os DIUs são considerados contraceptivos de longa duração reversíveis, podem ser hormonais ou não-hormonais e apresentam alta eficácia.
O implante é um dos métodos contraceptivos mais eficazes, de longa duração, composto por progesterona que é inserido abaixo da pele no antebraço.