Ovodoação ou Óvulos Doados
Conheça como Funciona a Doação de Óvulos
A ovodoação é um procedimento autorizado no Brasil. Apesar de ainda não existir uma legislação específica no país, o que regulamenta esse procedimento é a resolução do Conselho Federal de Medicina de n° 2.168/2017.
De acordo com esta resolução, a doação de óvulos deve obedecer às seguintes normativas:
• não poderá ter caráter lucrativo ou comercial;
• os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa;
• a idade limite para a doação de gametas é de 35 anos para a mulher; e
• deve ser mantido, obrigatoriamente, sigilo sobre a identidade dos doadores de gametas e embriões, bem como dos receptores.
A utilização de óvulos doados pode ser indicada para casais homoafetivos, causas de infertilidade relacionadas a fatores ovarianos graves como menopausa precoce, cirurgias ovarianas, falhas repetidas de implantação e doenças genéticas.
As chances de sucesso com o tratamento de óvulos doados podem dobrar as taxas de gravidez, a depender das causas e grau de infertilidade do casal receptor destes óvulos.
Os óvulos selecionados podem ser provenientes de bancos de óvulos nacionais ou internacionais, dependendo da vontade da paciente e disponibilidade dos bancos de armazenamento de óvulos. A intermediação através dos bancos internacionais é realizada pela nossa própria clínica, após preenchimento de documentação específica pela paciente.
Deseja saber mais?
Agende uma consulta com a Dra. Paula para maiores informações sobre quais são os tratamentos mais indicados para o seu caso, procedimentos e valores.