Congelamento de Óvulos para Pacientes Oncológicas
Tratamento de Congelamento de Óvulos para a Paciente com Câncer-SP
Conheça as Indicações e o Procedimento de Congelamento de Óvulos para a Paciente com Câncer
A incidência do câncer continua a crescer mundialmente, atingindo mulheres em todas as faixas etárias e se apresenta cada vez mais frequente nas pacientes jovens. Acredita-se que 1 em cada 19 mulheres são afetadas pela doença e ao menos metade delas vão precisar de tratamentos que possam prejudicar a reserva de óvulos como a radioterapia, a quimioterapia e cirurgias. Os tipos de câncer mais comuns nas mulheres são: o câncer de mama e o câncer de colo de útero.
O congelamento de óvulos para estas pacientes com câncer permite não apenas armazenar uma parte destes gametas femininos, mas também preservar a qualidade desses óvulos, que pode também ser afetada pelo tratamento oncológico e pela própria doença em si. O congelamento de óvulos nesses casos deve ser iniciado em qualquer fase do ciclo menstrual, imediatamente após o diagnóstico do câncer.
O procedimento de congelamento de óvulos dura em torno de 10 a 15 dias, que é o tempo médio no qual a paciente se prepara para a intervenção cirúrgica ou o início do tratamento de radio ou quimioterapia.
Durante o procedimento, ocorre uma estimulação ovariana para crescimento de folículos ovulatórios, com medicações injetáveis e orais, seguida da punção dos óvulos via ultrassom transvaginal. Após a punção e com os óvulos armazenados, a paciente está liberada para os tratamentos oncológicos.
É muito importante que toda a paciente que receba o diagnóstico de câncer seja avaliada por um especialista em Reprodução Humana e tenha acesso às orientações quanto a preservação da fertilidade, principalmente, se forem pacientes jovens e que ainda não tiveram filhos, pois o tratamento pode levar a uma menopausa precoce.
Vale ressaltar que existem também outras técnicas de preservação da fertilidade nas pacientes oncológicas, mas que ainda estão em estudo, como o congelamento do tecido ovariano, que pode ser muito útil para pacientes com contraindicação à estimulação ovariana e crianças com câncer que ainda não atingiram a puberdade.
Saiba mais no vídeo sobre preservação da fertilidade, a seguir.
Deseja saber mais?
Agende uma consulta com a Dra. Paula para maiores informações sobre quais são os tratamentos mais indicados para o seu caso, procedimentos e valores.