Infertilidade Feminina
Tratamento com Especialista em Infertilidade Feminina em São Paulo - SP
Conheça as causas de infertilidade feminina, exames diagnósticos e tratamentos
A infertilidade feminina é responsável por 30% das causas de infertilidade entre os casais. Como médica ginecologista especialista em infertilidade em São Paulo, a Dra. Paula Vieira percebe uma preocupação maior entre as mulheres de como a infertilidade pode afetar o planejamento materno.
As causas de infertilidade feminina podem ser divididas em fatores uterinos, ovulatórios e tuboperitoneais, esses últimos estão relacionados às tubas uterinas e ao peritônio, membrana que reveste a cavidade e os órgãos abdominais.
• Fatores uterinos: a implantação do embrião na cavidade interna do útero pode ser prejudicada por fatores anatômicos e infecciosos como as malformações uterinas (útero bicorno ou septado), a presença de miomas uterinos, pólipos endometriais, sinéquias e endometrites.
• Fatores ovulatórios: algumas condições podem atrapalhar tanto o processo ovulatório quanto a qualidade e a reserva de óvulos. O processo ovulatório pode ser prejudicado, por exemplo, pela síndrome do ovário policístico, obesidade, alterações hormonais da tireoide e da prolactina. Já a qualidade e a reserva de óvulos podem estar diminuídas com a idade avançada da mulher, doenças genéticas como a síndrome do X frágil, doenças autoimunes, exposição a radiação ionizante e quimioterápicos.
• Fatores tubo peritoneais: os processos infecciosos podem provocar alterações na motilidade ou até mesmo a obstrução completa das tubas uterinas. Esses processos podem estar presentes em doenças como a endometriose, doença inflamatória pélvica e a peritonite.
A infertilidade feminina pode ou não estar associada a sinais e sintomas tais como: dor pélvica, sangramentos menstruais irregulares, dor na relação sexual e alteração no padrão das secreções vaginais.
Os exames que podem avaliar estes fatores de infertilidade feminina vão depender da história clínica, exame físico e antecedentes pessoais e familiares de cada paciente. É importante ressaltar que não existe um único teste de infertilidade feminina, mas sim a união de múltiplos fatores diagnósticos.
A investigação e o diagnóstico correto destes fatores causais são imprescindíveis para a condução adequada do tratamento de infertilidade na mulher. Em alguns casos, podemos encontrar mais de um fator na mesma paciente ou ainda fatores de infertilidade feminina e masculina associados.
Deseja saber mais?
Agende uma consulta com a Dra. Paula para maiores informações sobre quais são os tratamentos mais indicados para o seu caso, procedimentos e valores.